quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Escolas Sem Fronteiras

Beckman Nunes


O projeto Escolas Sem Fronteira nasceu dos anseios por trocas de experiências pedagógicas entre educadores brasileiros e colombianos, assim como divulgação das culturas existentes na Tríplice fronteira - Brasil, Colômbia e Peru.

O primeiro encontro aconteceu de forma muito singela, em meados do ano de 2005, entre a escola 11 de novembro de Letícia e Conceição Xavier de Alencar de Tabatinga.

Em 2011 o encontro foi realizado nas dependências da escola Conceição Xavier de Alencar com uma programação dividida entre atividades culturais e recreativas dos três países. Compareceram ao evento as comunidades estudantis e autoridades locais dos dois países.

O projeto tem como objetivo aumentar os laços de amizade, irmandade, fraternidade, respeito, admiração e crescimento pessoal e profissional dos estudantes e dos profissionais da educação das fronteiras através da integração e intercâmbio pedagógico, lúdico e cultural aplicando o processo de “EDUCAR PARA ATUAR E CRESCER”.

Tem também o compromisso de institucionalizar o evento, irradiando e executando-o a cada ano, rotativamente em Tabatinga, Letícia e Santa Rosa.

O evento começou com o encontro das escolas na cidade de Letícia, onde houve um desfile pela avenida principal até a chegada na escola GM3.

Após o desfile as escolas apresentaram suas atividades culturais com o tema voltado para a preservação da natureza.

Foi uma manhã repleta muitas atividades.

Veja as FOTOS