quarta-feira, 27 de maio de 2015

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA



PROJETO DIDÁTICO: DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA – 06 DE MAIO

Público-alvo: Alunos do Ciclo I e II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar
JUSTIFICATIVA
            A Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar vem recebendo diversos recursos didáticos para o Ensino da Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os mesmos são utilizados nas aulas de matemática enriquecendo o trabalho pedagógico. Alguns materiais, em parte derivados de material reciclado, foram construídos pelos próprios alunos com ajuda da família.
            No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática, por esta razão faz-se necessária uma forma de comemorar este dia. Daí surge a ideia de consolidar os conteúdos trabalhados em sala de aula através de uma exposição dessas atividades realizadas.
OBJETIVOS
Geral:
·         Consolidar os conteúdos de matemática trabalhados em sala de aula exibindo publicamente os materiais manipuláveis e seus conceitos matemáticos.

Específicos:
·         Desenvolver a oralidade dos alunos;
·         Expor experiências físicas, sensoriais e motoras vivenciadas pelos alunos;
·         Auxiliar a reflexão e percepção de fatos matemáticos;
·         Proporcionar uma melhor iteração aluno x matemática x família.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
            A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) há tempos comemora o Dia da Matemática a cada 6 de maio em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan.
            No Brasil, em 26 de junho de 2013, a Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei nº 12.835, instituindo, oficialmente, o Dia Nacional da Matemática, devendo ser comemorado anualmente em 06 de maio em todo território nacional. O objetivo do projeto de lei apresentado em 05 de maio de 2004 era que o Ministério da Educação e Cultura incentivasse atividades culturais e educativas nessa data, com momentos determinados para refletir a educação matemática, incentivando docentes e discentes a cultivar a cultura e o saber.
            Uma das diversas formas de atingir o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Matemática é a realização de uma Exposição de trabalhos envolvendo Matemática, denominada em outras instituições como Feira de Matemática. Ela é um eficaz agente motivador do ensino e da aprendizagem de matemática, onde o aluno produtor-expositor torna-se sujeito de sua aprendizagem. (BAYER, 2004)
METODOLOGIA
            Este projeto será desenvolvido segundo as etapas a seguir:
1.    Reunião com pais para comunicar o trabalho.
2.    Seleção de materiais concretos e conteúdos a serem desenvolvidos com os mesmos.
3.    Formação de grupos e distribuição dos temas.
Responsabilidades do grupo:
ü  A placa de identificação da atividade exposta.
ü  A confecção, organização, seleção dos materiais a serem expostos.
ü  Ter uma boa apresentação (oralidade).
ü  A roupa que usará durante a exposição. Deverá ser de acordo com seu tema. Exemplo: Castelinho da leitura; vestem-se de príncipes e princesas.
ü  A devolução dos materiais utilizados para o professor responsável após o término dos trabalhos.
ü  Responder as perguntas dos observadores com educação. Em caso de dúvida, chamar o professor de matemática.

4.    Distribuição dos grupos aos professores responsáveis.
5.    Execução do cronograma de ensaios dos grupos com o professor responsável.
Os professores orientarão os alunos em suas falas e atitudes a serem tomadas.
6.    Exposição dos trabalhos.
Serão apresentados os trabalhos aos alunos da Escola GM3 do turno vespertino, aos alunos do ciclo da Escola Estadual Marechal Rondon, aos acadêmicos de matemática da UEA bem como a outros professores de matemática.
7.    Avaliação (individual e coletivo) com uso do vídeo gravado no dia da exposição.
RECURSOS
            Serão utilizados os recursos didáticos manipuláveis da escola e outros confeccionados pelos alunos.
RECURSOS ADQUIRIDOS PELA ESCOLA
RECURSOS CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS
Formas geométricas planas
Calendário
Material dourado
Formas geométricas espaciais com jujuba e palitos
Dominós de operações
Instrumentos de medida de capacidade
Trilha de operações
Instrumentos de medida de massa
Jogos de tabuleiro
Relógio de água
Ábacos aberto e fechado
Curiosidade sobre o dado
Tangram
Jogo QVL com cubo, copos e palitos
Instrumentos de medida de comprimento e ângulos
Pescaria de operações
Relógios e cronômetro
Dobraduras
Tapete coordenadas
Castelinho da leitura
Blocos de cubos em madeira
Cédulas e moedas do Sist. Monetário brasileiro
Bingo de operações
Jogo de dardos
Calculadoras
Contador
Disco e régua de frações
Piadas e curiosidades de matemática
Geoplano
Planificação de embalagens diversas
Transferidor, jogo de réguas em madeira
Espelho e figuras simétricas
Jogo de varetas
Palitos, canudos, embalagens e tampinhas para multiplicar
Jogo cinco em um: ludo, dama, trilha, jogo da velha e
Números primos e divisores com tampinhas

Pedrinhas, ossos, cordas e outros para História da matemática

Maquete: zona rural

Mágica de matemática e ilusões de ótica: levitação

CRONOGRAMA
DATA
ATIVIDADE
Ver apêndice 1
06/05
Reunião com os pais e responsáveis
Seleção de materiais e temas
Formação de grupos e distribuição dos temas
Ensaio com os professores responsáveis por cada grupo
Exposição dos trabalhos
Avaliação (com o Vídeo da exposição)

AVALIAÇÃO

v  Apresentação (oralidade)
v  Seleção e organização dos materiais
v  Pontualidade e assiduidade

REFERÊNCIAS:
BAYER, Arno. Feira de matemática como agente motivador do ensino e da aprendizagem de matemática. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004.