PROJETO
DIDÁTICO: DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA – 06 DE MAIO
Público-alvo: Alunos
do Ciclo I e II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Conceição Xavier de
Alencar
JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Conceição Xavier
de Alencar vem recebendo diversos recursos didáticos para o Ensino da
Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os mesmos são utilizados
nas aulas de matemática enriquecendo o trabalho pedagógico. Alguns materiais,
em parte derivados de material reciclado, foram construídos pelos próprios
alunos com ajuda da família.
No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional
da Matemática, por esta razão faz-se necessária uma forma de comemorar este
dia. Daí surge a ideia de consolidar os conteúdos trabalhados em sala de aula
através de uma exposição dessas atividades realizadas.
OBJETIVOS
Geral:
·
Consolidar os conteúdos de matemática
trabalhados em sala de aula exibindo publicamente os materiais manipuláveis e
seus conceitos matemáticos.
Específicos:
·
Desenvolver a oralidade dos alunos;
·
Expor experiências físicas, sensoriais e
motoras vivenciadas pelos alunos;
·
Auxiliar a reflexão e percepção de fatos
matemáticos;
·
Proporcionar uma melhor iteração aluno x
matemática x família.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
A Sociedade Brasileira de Educação
Matemática (SBEM) há tempos comemora o Dia da Matemática a cada 6 de maio em
homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e
Souza, o Malba Tahan.
No Brasil, em 26 de junho de 2013, a
Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei nº 12.835,
instituindo, oficialmente, o Dia Nacional da Matemática, devendo ser comemorado
anualmente em 06 de maio em todo território nacional. O objetivo do projeto de
lei apresentado em 05 de maio de 2004 era que o Ministério da Educação e
Cultura incentivasse atividades culturais e educativas nessa data, com momentos
determinados para refletir a educação matemática, incentivando docentes e
discentes a cultivar a cultura e o saber.
Uma das diversas formas de atingir o
objetivo de comemorar o Dia Nacional da Matemática é a realização de uma
Exposição de trabalhos envolvendo Matemática, denominada em outras instituições
como Feira de Matemática. Ela é um eficaz agente motivador do ensino e da
aprendizagem de matemática, onde o aluno produtor-expositor torna-se sujeito de
sua aprendizagem. (BAYER, 2004)
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido
segundo as etapas a seguir:
1. Reunião
com pais para comunicar o trabalho.
2. Seleção
de materiais concretos e conteúdos a serem desenvolvidos com os mesmos.
3. Formação
de grupos e distribuição dos temas.
Responsabilidades
do grupo:
ü A
placa de identificação da atividade exposta.
ü A
confecção, organização, seleção dos materiais a serem expostos.
ü Ter
uma boa apresentação (oralidade).
ü A
roupa que usará durante a exposição. Deverá ser de acordo com seu tema.
Exemplo: Castelinho da leitura; vestem-se de príncipes e princesas.
ü A
devolução dos materiais utilizados para o professor responsável após o término
dos trabalhos.
ü Responder
as perguntas dos observadores com educação. Em caso de dúvida, chamar o
professor de matemática.
4. Distribuição
dos grupos aos professores responsáveis.
5. Execução
do cronograma de ensaios dos grupos com o professor responsável.
Os
professores orientarão os alunos em suas falas e atitudes a serem tomadas.
6. Exposição
dos trabalhos.
Serão
apresentados os trabalhos aos alunos da Escola GM3 do turno vespertino, aos
alunos do ciclo da Escola Estadual Marechal Rondon, aos acadêmicos de
matemática da UEA bem como a outros professores de matemática.
7. Avaliação
(individual e coletivo) com uso do vídeo gravado no dia da exposição.
RECURSOS
Serão utilizados os recursos
didáticos manipuláveis da escola e outros confeccionados pelos alunos.
RECURSOS ADQUIRIDOS
PELA ESCOLA
|
RECURSOS
CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS
|
Formas
geométricas planas
|
Calendário
|
Material
dourado
|
Formas
geométricas espaciais com jujuba e palitos
|
Dominós
de operações
|
Instrumentos
de medida de capacidade
|
Trilha
de operações
|
Instrumentos
de medida de massa
|
Jogos
de tabuleiro
|
Relógio
de água
|
Ábacos
aberto e fechado
|
Curiosidade
sobre o dado
|
Tangram
|
Jogo
QVL com cubo, copos e palitos
|
Instrumentos
de medida de comprimento e ângulos
|
Pescaria
de operações
|
Relógios
e cronômetro
|
Dobraduras
|
Tapete
coordenadas
|
Castelinho
da leitura
|
Blocos
de cubos em madeira
|
Cédulas
e moedas do Sist. Monetário brasileiro
|
Bingo
de operações
|
Jogo
de dardos
|
Calculadoras
|
Contador
|
Disco
e régua de frações
|
Piadas
e curiosidades de matemática
|
Geoplano
|
Planificação
de embalagens diversas
|
Transferidor,
jogo de réguas em madeira
|
Espelho
e figuras simétricas
|
Jogo
de varetas
|
Palitos,
canudos, embalagens e tampinhas para multiplicar
|
Jogo
cinco em um: ludo, dama, trilha, jogo da velha e
|
Números
primos e divisores com tampinhas
|
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Pedrinhas,
ossos, cordas e outros para História da matemática
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Maquete:
zona rural
|
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Mágica
de matemática e ilusões de ótica: levitação
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CRONOGRAMA
DATA
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ATIVIDADE
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Ver apêndice 1
06/05
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Reunião com os pais e responsáveis
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Seleção de materiais e temas
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Formação de grupos e distribuição dos temas
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Ensaio com os professores responsáveis por
cada grupo
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Exposição dos trabalhos
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Avaliação (com o Vídeo da exposição)
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AVALIAÇÃO
v Apresentação
(oralidade)
v Seleção
e organização dos materiais
v Pontualidade
e assiduidade
REFERÊNCIAS:
BAYER,
Arno. Feira de matemática como agente
motivador do ensino e da aprendizagem de matemática. In: VIII Encontro
Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004.